Vinícius Cugler Magueta

VINÍCIUS C. MAGUETA, 23 anos, da cidade de Praia Grande/SP. Fornado no Curso de Licenciatura em Teatro/Arte-Educação, na Universidade de Sorocaba. Ator, diretor e artista circense (malabares, trapézio, acrobacia, clown, etc). Pesquisador de suspense teatral, com monografia apoiada pela FAPESP no estudo do "serial-killer" Roberto Zucco de Koltès. Além de arte-educador, é também professor de técnicas circenses e diretor teatral.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Teatro -> Projetos -> Política



Quer fazer teatro?
Então aprenda sobre o setor financeiro, sobre montar bons projetos e principalmente sobre política!

Estou morando em Praia Grande agora e pasmem, montei um projeto de CIRCO bom e barato para uma secretaria daqui e depois de um mês qual foi a resposta?
"Olha, o projeto fica meio inviável pois pensamos que dar aulas de circo para crianças carentes fazem com que elas aprendam só para poder fazer malabares em frente de semáforos e pedir esmolas"

Lembrando que escrevi alguns trechos neste projetos contrariando este comentário, por exemplo:
"Os jovens contemplados com essa oportunidade irão assim, ocupar um tempo de seus dias e pensamentos com mais um aprendizado para suas experiências, impossibilitando talvez que tivessem este tempo livre para estarem em locais em que obtivessem possibilidades ruins, como encontramos facilmente na rua, por exemplo; assim, o circo atua também como delimitador entre um espaço cultural saudável e controlado, e um outro espaço informal que, mesmo que possamos encontrar coisas boas, é mais comum que encontremos caminho até mesmo para a marginalidade."

E

"Estas oficinas propiciam a oportunidade para que os alunos se vejam dentro do universo circense deixando de fora tudo o que se pode aprender de ruim na rua, lembrando que aprender a jogar malabares, por exemplo, envolvido com o universo circense ensina a criança também em lutar pela arte, ao invés desta criança aprender malabares na própria rua para pedir esmolas nos semáforos, uma vez que dentro do circo o aluno não só aprende a técnica, mas aprende também a essência, ética e respeito."

Agora... A própria burocracia já impossibilita bons artistas a exercerem suas profissões da melhor maneira possível, só que além deste fato, ainda temos que nos ver impossibilidados de desenvolver nossos projetos por conta de uma ignôrancia de pessoas que estão em posições de poder.
Grande Brasil!

Até amanhã!

Um comentário:

Laah disse...

Difícil valorizarem o artista. O poder tem mente pequena, acomodada. Precisamos de uma revolução cultural pra melhorar a nossa situação. Te amo!