Vinícius Cugler Magueta

VINÍCIUS C. MAGUETA, 23 anos, da cidade de Praia Grande/SP. Fornado no Curso de Licenciatura em Teatro/Arte-Educação, na Universidade de Sorocaba. Ator, diretor e artista circense (malabares, trapézio, acrobacia, clown, etc). Pesquisador de suspense teatral, com monografia apoiada pela FAPESP no estudo do "serial-killer" Roberto Zucco de Koltès. Além de arte-educador, é também professor de técnicas circenses e diretor teatral.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Aonde a arte te modifica?

(Imagem: Desenhista Alecrim)

Estava ouvindo Denise Fraga dando entrevista para o Panico. (26/05/11)
E ela comentou que o problema não é a influencia da TV nas pessoas que fazem com que as pessoas gostem menos de teatro ou até mesmo o cinema, mas sim os artistas não saberem tocar a "alma poética" do público.
Por exemplo, não importa o grau cultural que uma pessoa tenha, QUALQUER pessoa ri, se emociona e se diverti assistindo Chaplin, o problema é fazer sentar esta pessoa na frente de um Chaplin.
Faz total sentido.
O problema desta pessoa é o tempo e a EDUCAÇÃO que essa pessoa recebe.
e
O problema deste artista é o tipo de obra que ele cria para esta pessoa receber.

Convenhamos: Uma pessoa que vive na favela e nunca tocou em um livro gostaria de assistir um peça de teatro Nô ou até mesmo um Meyerhold?
E Artaud? (Aí talvez sim)

Eu tive um diálogo uma vez com um professor meu que talvez explique um pouco melhor, Jaime Pinheiro, professor de bonecos (um dos melhores que tive):

- Jaime, eu quero ser igual você quando eu crescer!
- Pare de estudar então!
- Nossa! Um professor de faculdade aconselhando um aluno a parar de estudar.
- Não, vocês entendem sempre tudo errado! Sabe qual é o problema? Vocês estudam demais e fazem de menos!
- Como assim?
- Ta vendo este boneco aqui? Não me pergunte da onde vem esta técnica porque eu não sei! Mas eu sei fazer! Pode pedir o que você quiser que eu sei fazer!!! Vocês podem saber bastante teoria, mas a prática é bem diferente!

Não esqueço isso até hoje! Adianta estudar todas as teorias enraizadoras do teatro e não saber qual é a essência do TEU público?

Nenhum comentário: